O que o médico mastologista trata?

Leia a notícia por completa mais abaixo!

O que o médico mastologista trata?

O que o médico mastologista trata? Artigo Dr. João Paulo, mastologista em Juazeiro do Norte

Desde novas, as mulheres aprendem que o ginecologista é o médico que irá acompanhá-las durante toda a vida. Mas sabia que o médico mastologista também tem um papel muito importante para a saúde da mulher? Continue a leitura e entenda melhor quando é necessário procurar um mastologista.

O que é mastologia?
A mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. No Brasil, o profissional primeiro precisa realizar a graduação de medicina para depois fazer residência médica em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral e, assim, cursar e se especializar em mastologia. Por exemplo, eu sou especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Entre as doenças mais comuns tratadas por mastologistas, está o câncer de mama. Por isso, o mastologista também tem muito conhecimento sobre oncologia. Mas também existem outras condições que podem afetar as mamas, como:

Mastite;
Nódulos;
Assimetrias;
Ginecomastias.

Diferenças entre ginecologista e mastologista
Enquanto o mastologista estuda e cuida da mama, o ginecologista tem como foco a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças que atingem os órgãos pélvicos femininos. Mas, como dito anteriormente, em muitos casos, o mastologista também é ginecologista.

Quando se deve procurar um mastologista?
Ao reparar qualquer alteração na mama, independentemente da sua idade ou de casos de câncer na família, é importante procurar o mastologista para uma avaliação completa e personalizada. Algumas alterações que podem aparecer são sensação de “caroços” ao apalpar a mama, dor, coceira, mudança do aspecto da pele da mama e secreção pelo mamilo não estando grávida.